De estande em estande, uma nova viagem

Cresci visitando meus avós no interior. Acho que vem daí o meu amor pelas viagens. As rodoviárias Tietê e Barra Funda eram muito especiais na minha infância. Delas, eu partia para lugares diferentes, para outros climas, outras comidas, outras histórias, outros cheiros. Só não gostava de reencontrá-las no retorno, perdiam o encanto da partida.

Nessa semana, senti novamente a sensação de estar partindo. Mas, dessa vez, sem as rodoviárias, sem as estradas, nem os aeroportos. Viajei por todo o Brasil em apenas algumas horas. A cada passo uma nova imagem me levava para uma região diferente. A cada conversa um novo sotaque me falava sobre um novo lugar. E entre um estado e outro, um estilo musical ritmava os meus passos ou me fazia parar, envolvida pela melodia, como aconteceu quando fui atraída por uma roda de viola no Mato Grosso. Trouxe comigo algumas lembranças desses lugares.

Fiz toda essa viagem  no Salão do Turismo, que acontece até amanhã (17/07/11) no Parque Anhembi, Zona Norte da capital paulista.
Claro que não foi como estar de fato nesses lugares, mas foi como ter partido de uma das rodoviárias e não estar mais em São Paulo.

Vale a pena dar uma passada por lá. Neste evento, os 26 estados nacionais estão representados por pessoas dos locais, divulgando seus pontos fortes para o turismo, apresentando suas culturas.

Após esse passeio, minha lista de lugares que quero conhecer aumentou ainda mais. Além de ter os pontos tradicionais ressaltados, é possível conversar com as pessoas e ficar sabendo sobre os seus lugares de origem. Há muitas histórias e belezas naturais pelo interior do Brasil. Se vamos apenas a Belo Horizonte é como não conhecer Minas Gerais. Então, para saber sobre diferentes lugares, não só das capitais, o Salão do Turismo é uma boa oportunidade. Além de vários mapas, é possível ver ainda os artesanatos regionais.

Muitos artesãos trouxeram seus trabalhos para vender no evento. Por teremcaracterísticas e materiais verdadeiros das regiões,os artesanatos não são como  os souvenirs padronizados que estamos acostamos a encontrar por ai. Ao visitar o estande de Belém, é possível apreciar e saber mais sobre a arte marajoara, característica de lá. E em Alagoas há diversas peças de filé, uma tecelagem feita pelas mulheres, prática que é passada de geração em geração.

É possível também descobrir formas econômicas de se viajar pelo Brasil. Há diversas empresas empenhadas em dar algum desconto. Lá mesmo você pode comprar a passagem aérea ou garantir o seu lugar no ônibus da Viação Cometa (essa me lembra a minha infância, rumo a São João da Boa Vista).

Ainda que a próxima viagem não esteja tão próxima de acontecer, vale a pena passar algumas horas por lá, conversar e conhecer mais sobre toda a riqueza cultural e natural que o Brasil tem.

Mais um empurrãozinho para quem se interessou em descobrir o Brasil por esse caminho: a entrada é franca, só tem que se cadastrar no site: www.salao.turismo.gov.br

Espero que gostem. Depois, compartilhem suas experiências e boa viagem!

SERVIÇO:
6º Salão do Turismo – 13 a 17 julho/11
Local: Parque Anhembi – Pavilhões Norte/Sul.
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana
São Paulo – SP – Brasil

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe um comentário